Nos últimos anos, comprar pela internet virou algo comum na vida de muita gente. Já percebeu? Isso não é por acaso.
O mundo do e-commerce, ou seja, de lojas online, está crescendo rapidamente. E hoje existe loja virtual para iniciantes. Para se ter uma ideia, só neste ano, as vendas online aumentaram muito em relação aos anos anteriores.
Mas, além de comprar, você já pensou em vender pela internet? Ter uma loja online não é só para grandes empresas.
Qualquer pessoa pode ter a sua! E mais: é fundamental hoje em dia. Seja para quem está começando ou quem já tem um negócio físico. Estar online é ser visto, é alcançar mais pessoas, é vender mais!
Vamos simplificar: uma loja virtual é como uma loja que você vê na rua, mas fica na internet. Ao invés de você entrar, caminhar pelos corredores e pegar o que quer, você clica e escolhe o que deseja. E o melhor: pode fazer isso de pijama, do sofá de casa!
Enquanto uma loja física tem porta, vitrine e caixa, a virtual tem páginas, fotos dos produtos e um carrinho online. O resultado? Em ambas, você escolhe, paga e leva o que comprou. Simples assim!
Se você tem um pequeno negócio ou está pensando em começar um, precisa conhecer as vantagens das lojas online.
Está animado para criar sua própria loja virtual? Vamos tornar isso simples! Siga estes passos fáceis e você estará vendendo online em pouco tempo.
Antes de mais nada, você precisa de um "lugar" para sua loja. É aí que entra a plataforma.
💡 Saiba mais: Saiba tudo sobre os Custos para abrir loja virtual
Você já sabe o que quer vender? O foco é tudo!
Sua loja virtual para iniciantes tem que ser bonita, mas também fácil de usar.
Hora de receber pelo que você vende!
Você abriu sua loja virtual, e agora? Vem a parte divertida: atrair clientes e fazer sua primeira venda! Vamos descobrir as melhores estratégias para isso.
O que é isso?
SEO significa fazer sua loja ser "amiga" dos sites de busca, como o Google. Isso ajuda sua loja a aparecer quando alguém busca algo que você vende.
Importância das palavras-chave:
Imagine que você vende sapatos veganos. Se alguém digitar "comprar sapatos veganos" no Google, você quer aparecer, certo? Essas palavras usadas na busca são as "palavras-chave". Use-as no nome dos seus produtos, descrições e até no blog da sua loja.
Técnicas básicas de otimização:
O que é isso?
É quando você cria coisas legais, como blogs e vídeos, que as pessoas querem ver. Isso atrai elas para sua loja.
Criação de blogs e artigos:
Escreva sobre coisas que seu cliente quer saber. Vende sapatos veganos? Escreva sobre moda vegana!
Vídeos e infográficos:
Vídeos mostrando seus produtos em ação ou infográficos com dicas são super atrativos. Eles podem ser compartilhados e trazer mais visitas para sua loja.
💡 Saiba mais: Aprenda a posicionar melhor seu site no Google
Qual é a melhor para você?
Não precisa estar em todas as redes sociais. Se seus clientes adoram Instagram, esteja lá!
Dicas para engajamento:
Por que pagar por anúncios?
Eles colocam sua loja direto na frente de quem quer comprar!
Google Ads e Facebook Ads:
Essas são ferramentas para criar anúncios. Você escolhe para quem mostrar e paga um pouco cada vez que alguém clica.
Custo por clique (CPC) vs Custo por mil impressões (CPM):
Após a venda, como você vai cuidar dos seus clientes? A seguir, veremos como garantir que seus clientes voltem sempre.
Chat Online, E-mail, Telefone.
A boa comunicação é a chave. Pense nisso: você gosta de esperar muito para ter uma resposta? Seu cliente também não.
Garantindo a Satisfação do Cliente.
A gente sabe que nem tudo é perfeito. Às vezes, o cliente pode querer devolver um produto. E tudo bem. Aqui vão algumas dicas:
c. Solicitação de Feedback e Avaliações:
Importância das Avaliações Online.
Feedback é como um espelho. Mostra o que está bom e o que pode melhorar.
Começar no mundo do comércio eletrônico é mais fácil do que você imagina. Você já deu passos incríveis, escolhendo a plataforma de e-commerce perfeita e decidindo sobre suas opções de pagamento. Parece que foi ontem que você estava pesquisando sobre "qual é a melhor plataforma?" ou "como otimizar minhas vendas?", não é?
O segredo é: o mundo das vendas é vasto e cheio de oportunidades. E, embora existam outras plataformas e muitas ferramentas de marketing, o que você já aprendeu te coloca à frente de muitos.
Para finalizar...
Escolher uma plataforma de e-commerce e mergulhar no mundo das vendas é apenas o começo. A cada dia, novas portas se abrem. Aproveite, explore, aprenda. E lembre-se: estamos aqui para caminhar com você em cada etapa.
Então, pronto para descobrir mais sobre o que o comércio eletrônico pode oferecer? Vamos nessa!